sábado, 26 de março de 2011

2011, UM ANO REPLETO DE COMEMORAÇÕES...
90 ANOS DO NASCIMENTO OFICIAL DO PSICODRAMA
10 ANOS DE GRUPO IMPROVISE


1° ato comemorativo dos festejos de 10 anos do Grupo Improvise!!

A apresentação terá direção de Rosane Rodrigues.
Elenco de ago-atores: Eduardo Coutinho; Gisele Jorgetti; Rina Nemenz; Janaína Barea; Beatriz Petrilli; Luciana Souza; Ricardo Lemos
Músicos: Alexande Aguiar; Dani Ribas
Participação especial: Pinóquio. 


quinta-feira, 24 de março de 2011

1° ATO COMEMORATIVO DE "10 ANOS DE GRUPO IMPROVISE":
90 ANOS DE POLTRONA. QUEM CONTA A PRÓXIMA CENA?

O primeiro ato comemorativo do aniversário de 10 anos de Grupo Improvise ocorrerá em 1° de abril com a apresentação de "90 anos de potrona. Quem conta a próxima cena?". O tema da apresentação é uma homenagem/comemoração aos 90 anos da primeira sessão psicodramática oficial realizada por Jacob Levi Moreno. O Grupo Improvise e o Instituto Sedes Sapientiae são parceiros nesta homenagem a Moreno e ao Psicodrama.
A apresentação ocorrerá no auditório do Instituto Sedes Sapientiae, na Av. Ministro Godói - Perdizes - São Paulo,  às 20h20min (evento gratuito).  

Segue o texto da diretora do Grupo Improvise, Rosane Rodrigues, falando sobre esse importante marco: 

 "A exibição de Jacob Levi Moreno (1889-1974) em primeiro de abril de 1921, dia internacional da mentira, no que ele mesmo considerou a primeira sessão psicodramática oficial, realizada no Komoediaen Haus de Viena (1987), parece ser a cena de uma comédia. E creio que a intenção de Moreno era mesmo o impacto, em tom sarcástico, da falta de liderança da época.
Ele nos diz: “Tal como a Alemanha, a Rússia, os Estados Unidos e, na verdade, todo o mundo povoado, também a Áustria estava inquieta em busca de uma nova alma.”
Ele declara que queria curar o público de uma doença que designou de síndrome cultural patológica.
Essa intervenção artístico/social continha a ideia de que a humanidade necessitava de uma forte liderança para se organizar enquanto qualquer grupo social, e de que, pelo menos naquele momento, não havia organização suficiente para evitar que esse líder não funcionasse como um messias. Moreno, através dessa ação pública, denuncia e escancara satiricamente o retrato do que ele mesmo chamou de doença social.
Aqui já vemos anunciado, portanto, a vaga para um líder que surgisse com ambição para reger a humanidade. Vamos acompanhar esse raciocínio com a pontuação de que Hitler e Moreno nasceram no mesmo ano e essa experiência de Moreno aconteceu pouco após Hitler ter servido na primeira guerra mundial como cabo, e formado a liderança nazista a partir daí.
A trajetória de Moreno, sua inspiração em Bergson, seus conhecimentos teatrais e suas ideias ousadas e revolucionárias fizeram com que criasse as bases não só da psicoterapia de grupo, como também uma perspectiva do homem em relação, o que será designado pelos seus seguidores como Homem Moreniano.
Moreno também fazia ainda uma crítica violenta ao teatro da época como adoentado, pois estava sem viço e impregnado de clichês. Essa sua crítica coincide com a de muitos outros artistas seus contemporâneos, como Evreinov, Decroux e Brecht, e também com a de pensadores e filósofos da virada do século.
A sua proposta era a de revolucionar a forma do fazer teatral, trazendo o público para o palco, justamente como na cena acima, e improvisar, ou sobre sua própria história ou para buscar uma verdade compartilhada pela plateia sobre assuntos instigantes."

quinta-feira, 17 de março de 2011

DEZ ANOS DE GRUPO IMPROVISE: PRIMEIRA POSTAGEM COMEMORATIVA
Em outubro de 2011 o Grupo Improvise completará 10 anos. Para comemorar esta data tão especial, coconstruída por todos que fazem e fizeram parte do Grupo Improvise e por todos aqueles que tiveram suas emoções e cenas representadas em alguma das inúmeras apresentações do grupo, faremos uma série de postagens comemorativas.
Rosane e Alexandre

Eduardo e Rosane








Em sua formação atual o Grupo Improvise conta com três de seus fundadores: Rosane Rodrigues; Eduardo Coutinho; Alexandre Aguiar. 

Na foto vemos: 
Revista Vencer! (Ano V n° 53 - Fevereiro de 2004), na qual o Grupo Improvise faz parte da matéria Espetáculos que ensinam
Programa da apresentação realizada no Teatro Hellen Keller do Clube A Hebraica no dia 16 de maio de 2007. 


Estamos reorganizando o acervo de imagens e textos do grupo e através desta postagem iniciamos o aquecimento para a grande festa-apresentação que ocorrerá em outubro.

Na foto em sentido horário os garimpeiros: Dani Ribas; Luciana Souza; Beatriz Petrilli; Ricardo Lemos; Rina Nemenz; Alexandre Aguiar; Janaína Barea; Gisele Jorgetti


Imagens da reunião: "Garimpo do Improvise"

Nossa querida garimpeira Luciana Souza encontrou o texto abaixo de Rosane Rodrigues, escrito para o 17° Congresso Brasileiro de Psicodrama e 1° Congresso Latino-Americano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (2010).
A garimpeira também o postou no facebook:
 http://www.facebook.com/album.php?aid=15910&id=100001823735814#!/notes/grupo-improvise-grupo-improvise/teatro-de-reprise-artes-c%C3%AAnicas-e-outras-express%C3%B5es-art%C3%ADsticas/1358099031564 


"Teatro de Reprise, Artes Cênicas e outras expressões artísticas.
Teatro de Reprise – um método de intervenção social/artístico/transformador, inspirado no Playback Theatre, onde a direção se vale de ego-atores (como definido por Moreno) e não de egos-auxiliares e de narradores e não de protagonista, ainda que tenha um tema protagônico. Os narradores relatam cenas vividas ou sonhos sonhados e ofertam recortes do co-inconsciente grupal para que os ego-atores re-signifiquem sua cena, através de um espelho ressonante. Atualmente este método vem sendo utilizado em instituições (empresas, terceiro setor, políticas públicas etc) com objetivos de aprendizagem, integração de grupos, diagnóstico, culturais, prevenção, orientação, cidadania, desenvolvimento de valores éticos e mobilização para temas demandados.
Teatro - que é de onde o psicodrama foi inspirado, propõe a arte da encenação buscando uma estética criativa também. Moreno combate um teatro do seu tempo (início do séc.XX), que também outros nomes do teatro igualmente combateram como repetição. Bergson é, por exemplo, uma grande inspiração para Moreno que usa alguns conceitos lançados por ele duas décadas antes, rebatizando com outros nomes. As Artes Cênicas, porém não se resumem a um texto sendo encenado todas as noites da mesma maneira.
Artes – literatura, fotografia, culinária, plásticas, design gráfico, poesia, dança, enfim...a transformação pela expressão e auto-conhecimento, desconstruindo os enlatados da “sociedade de espetáculos”, que só reproduz uma estética para consumo imediato." (Rosane Rodrigues)

terça-feira, 1 de março de 2011

"NOS CAMINHOS ONDE BATE BEM MAIS FORTE UM CORAÇÃO"

"Em três de fevereiro de 2011, saímos de Sampa e, inspirados pelo compositor Gonzaguinha, fomos à vida nos caminhos onde bate bem mais forte o coração. Retomamos as atividades do Grupo Improvise e reabrimos as atividades do Projeto Teatro da Vida – Psicodrama Público na Associação Campineira de Imprensa.


Com o tema “o primeiro ano de bons projetos – manter ou transformar o que está funcionando”, a intervenção contou com a participação de quarenta e uma pessoas. Estiveram conosco, co-construindo histórias, professores, psicólogos, jornalistas, psicodramatistas e futuros psicodramatistas. Pessoas que saíram de suas atividades para refletir, dar voz e movimento para seus projetos, respeitando os momentos em que eles se encontram.Nas semelhanças e diferenças dos projetos apresentados configurou-se um grupo que falou de suas emoções e pode assisti-las representadas pelos ego-atores em esculturas fluídas.

Generosamente duas pessoas decidiram contar suas cenas que foram teatralizadas pelo Grupo Improvise. A receita do bolinho de arroz da avó pôde ser novamente refeita e o livro reescrito pela criança, virou realidade.

No cotidiano das cenas contadas encontramos a riqueza, a profundidade e a leveza naquilo que muitas vezes consideramos pequenos projetos.

Simples projetos passados, tão presentes no presente e que certamente farão diferença no futuro, afinal é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar. No trabalho vivemos saudade, simplicidade, transformação e movimento. A festa só poderia terminar com bolo e parabéns.


Janaína Barea

Nós do Grupo Improvise agradecemos ao IPPGC e a ACI a recepção carinhosa e a oportunidade de co-construirmos parte dessa história. E como se depende sempre de tanta muita diferente gente esperamos que as pessoas fortaleçam e divulguem esse "bom projeto"."

Este texto foi escrito por Janaína Barea, ego-atriz integrante do Grupo Improvise, que estava responsável pelo registro da apresentação realizada em Campinas.

Equipe Improvise na apresentação -  Direção: Rosane Rodrigues.       
Ego-atores: Beatriz Petrilli; Eduardo Coutinho; Gisele Jorgetti; Luciana Souza; Ricardo Lemos; Rina Nemenz. Registro: Janaína Barea. 
Realização: Grupo de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC) em parceria com a Associação Campineira de Imprensa.

 Pegue carona com a gente! Inspire-se nos caminhos onde bate bem mais forte um coração...