sábado, 28 de julho de 2012

VÍDEO DO GRUPO IMPROVISE É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DA 2a. MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA.


O vídeo do Improvise sobre a intervenção realizada em Campinas foi selecionado para ser apresentado durante a 2a. Mostra Nacional de práticas em Psicologia, evento organizado pelo Conselho Federal de Psicologia, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro no Palácio da Convenções e auditório Celso Furtado no Anhembi Parque.


Sobre a Mostra: " a 2ª Mostra de Práticas faz parte das comemorações dos 50 anos da Psicologia como profissão no Brasil. Ela vai ocorrer doze anos depois da 1ª Mostra (Psicologia e Compromisso Social), evento que foi um marco no processo de autoreconhecimento da riqueza, grandeza e diversidade da atuação dos psicólogos brasileiros.
Desta vez a programação irá além da apresentação de práticas profissionais. Haverá espaço para que psicólogas e psicólogos debatam seu trabalho e possam criar articulações para seguir fortalecendo as diferentes áreas em que atuam.
Será comemorado os cinquenta anos da Psicologia apresentando e conhecendo a riqueza da contribuição da nossa profissão para o desenvolvimento social."


O título do trabalho selecionado para a Mostra é  "Psicodrama Público de Campinas - o primeiro ano de bons projetos" e mostra imagens da intervenção realizada pelo Grupo Improvise no "Projeto Teatro da Vida - Psicodrama Público" na Associação Campineira de Imprensa utilizando a modalidade de "Teatro de Reprise". O tema deste dessa intervenção foi "o primeiro ano de bons projetos - manter ou transformar o que está funcionando". Estiveram com o Grupo Improvise, co-construindo histórias, professores, psicólogos, jornalistas, psicodramatistas e futuros psicodramatistas. Pessoas que saíram de suas atividades para refletir, dar voz e movimento para seus projetos, respeitando os momentos em que eles se encontram.Nas semelhanças e diferenças dos projetos apresentados configurou-se um grupo que falou de suas emoções e pode assisti-las representadas pelos ego-atores em esculturas fluídas. Generosamente duas pessoas decidiram contar suas cenas que foram teatralizadas pelo Grupo Improvise. A receita do bolinho de arroz da avó pôde ser novamente refeita e o livro reescrito pela criança, virou realidade. No cotidiano das cenas contadas encontramos a riqueza, a profundidade e a leveza naquilo que muitas vezes consideramos pequenos projetos. Simples projetos passados, tão presentes no presente e que certamente farão diferença no futuro.





Para saber mais sobre a 2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia:
http://mostra.cfp.org.br/