Este ato comemorativo foi uma homenagem aos 90 anos do primeiro psicodrama público realizado por Jacob Levi Moreno.
Sobre 1° de abril de 1921, Moreno escreveu: "Quando a cortina foi levantada, o palco estava vazio, com exceção de uma poltrona de pelúcia vermelha, de espaldar alto e armação em talha dourada, como o trono de um rei. No assento da poltrona havia uma coroa dourada (...) todos foram por mim convidados a subir no palco, sentar-se no trono e atuar como um rei, sem preparação prévia e diante de um público desprevenido."
| Dr. Pinóquio sendo conduzido por Miss Pink |
Em 1° de abril de 2011 convidamos o palestrante
italiano, Dr. Pinóquio, para relembrar - ou dar a conhecer - ao público presente a imensa ousadia de Moreno naquela noite de 1921 no teatro Komoedien Haus de Viena.
![]() |
| Depoimento |
Noventa anos depois, após o aquecimento de Rosane Rodrigues (diretora do trabalho), pudemos convidar as pessoas para sentarem-se novamente na poltrona vermelha recriada pelo Improvise. Num clima de acolhimento, as pessoas puderam expor livremente suas emoções, desejos, reclamações etc., sobre o que foi construído pelo ser humano nestes últimos 90 anos.
![]() |
O Grupo Improvise pode corporificar várias emoções dadas pelo público através de esculturas fluidas.....
... e os que contaram cenas - narradores - foram brindados com músicas especialmente tocadas para eles.
Milene Féo, psicodramatista que assistiu a apresentação, escreveu o depoimento abaixo no egroup do DP Sedes e ela, gentilmente, deu sua autorização para que o publicássemos aqui:
"Realmente o trabalho foi mesmo bastante interessante. O co-consciente e co-inconciente (grupal, histórico), expresso por diferentes gerações ganhou o palco e a platéia. Uma bela trança entre subjetividades pós moderna globalizada e a mítica e idealizada participação em movimentos sociais públicos e presenciais anti ditadura, realizados nas ruas, deu o que pensar .
Marcia de Florianóplois e Helen de Curitiba estiveram conosco e isso não é pouco, pois como eu, saiam de uma longa reunião do Fórum Gestor da Febrap e sabiam ter que continuar a reunião no dia seguinte bem cedo até o final da tarde. A cervejinha costumeira, pós evento, foi também muito agradável, quando pude matar saudades das minhas queridas Lucila Camargo e Claudia Fernandes, em contexto de puro lazer e prazer, confirmando que vale a pena superar o cansaço para ver bons trabalhos e amigos.
Parabéns Rosane, Beatriz, Rina, Jana, Edu e toda a equipe do Improvise. A Carolina Maroni, nossa coordenadora de eventos do DPSedes, que cuidou de toda a logística desse encontro e a Beatriz Petrilli, nossa coordenadora de divulgação e comunicação, deixo meu muito obrigada em nome de todos do DPSedes.
E por falar em poltrona, não percam as reflexões realizadas por Rosane sobre os 90 anos de poltrona, a ser publicada na próxima psicodram@news da Febrap, que em breve receberão (de cara nova). Espero que gostem e encaminhem para suas redes.
Abraço a todos
Milene"
Link da revista eletrônica citada por Milene Féo: http://www.febrap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=623&Itemid=393&lang=pt
Integrantes do Grupo Improvise na apresentação:
direção - Rosane Rodrigues (com o microfone);
da esquerda para a direita:
músicos - Dani Ribas e Alexandre Aguiar;
ego-atores - Gisele Jorgetti, Janaína Barea, Eduardo Coutinho, Luciana Souza, Beatriz Petrilli e Rina Nemenz.
O ego-ator Ricardo Lemos estava nos bastidores conversando com o Dr. Pinóquio.
O ego-ator Ricardo Lemos estava nos bastidores conversando com o Dr. Pinóquio.




