DEZ ANOS DE GRUPO IMPROVISE: PRIMEIRA POSTAGEM COMEMORATIVA
Em outubro de 2011 o Grupo Improvise completará 10 anos. Para comemorar esta data tão especial, coconstruída por todos que fazem e fizeram parte do Grupo Improvise e por todos aqueles que tiveram suas emoções e cenas representadas em alguma das inúmeras apresentações do grupo, faremos uma série de postagens comemorativas.
![]() |
| Rosane e Alexandre |
![]() |
| Eduardo e Rosane |
Em sua formação atual o Grupo Improvise conta com três de seus fundadores: Rosane Rodrigues; Eduardo Coutinho; Alexandre Aguiar.
Na foto vemos:
Revista Vencer! (Ano V n° 53 - Fevereiro de 2004), na qual o Grupo Improvise faz parte da matéria Espetáculos que ensinam;
Programa da apresentação realizada no Teatro Hellen Keller do Clube A Hebraica no dia 16 de maio de 2007.
Estamos reorganizando o acervo de imagens e textos do grupo e através desta postagem iniciamos o aquecimento para a grande festa-apresentação que ocorrerá em outubro.
Na foto em sentido horário os garimpeiros: Dani Ribas; Luciana Souza; Beatriz Petrilli; Ricardo Lemos; Rina Nemenz; Alexandre Aguiar; Janaína Barea; Gisele Jorgetti
Imagens da reunião: "Garimpo do Improvise"
Nossa querida garimpeira Luciana Souza encontrou o texto abaixo de Rosane Rodrigues, escrito para o 17° Congresso Brasileiro de Psicodrama e 1° Congresso Latino-Americano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (2010).
A garimpeira também o postou no facebook:
http://www.facebook.com/album.php?aid=15910&id=100001823735814#!/notes/grupo-improvise-grupo-improvise/teatro-de-reprise-artes-c%C3%AAnicas-e-outras-express%C3%B5es-art%C3%ADsticas/1358099031564
A garimpeira também o postou no facebook:
http://www.facebook.com/album.php?aid=15910&id=100001823735814#!/notes/grupo-improvise-grupo-improvise/teatro-de-reprise-artes-c%C3%AAnicas-e-outras-express%C3%B5es-art%C3%ADsticas/1358099031564
"Teatro de Reprise, Artes Cênicas e outras expressões artísticas.
Teatro de Reprise – um método de intervenção social/artístico/transformador, inspirado no Playback Theatre, onde a direção se vale de ego-atores (como definido por Moreno) e não de egos-auxiliares e de narradores e não de protagonista, ainda que tenha um tema protagônico. Os narradores relatam cenas vividas ou sonhos sonhados e ofertam recortes do co-inconsciente grupal para que os ego-atores re-signifiquem sua cena, através de um espelho ressonante. Atualmente este método vem sendo utilizado em instituições (empresas, terceiro setor, políticas públicas etc) com objetivos de aprendizagem, integração de grupos, diagnóstico, culturais, prevenção, orientação, cidadania, desenvolvimento de valores éticos e mobilização para temas demandados.
Teatro - que é de onde o psicodrama foi inspirado, propõe a arte da encenação buscando uma estética criativa também. Moreno combate um teatro do seu tempo (início do séc.XX), que também outros nomes do teatro igualmente combateram como repetição. Bergson é, por exemplo, uma grande inspiração para Moreno que usa alguns conceitos lançados por ele duas décadas antes, rebatizando com outros nomes. As Artes Cênicas, porém não se resumem a um texto sendo encenado todas as noites da mesma maneira.
Artes – literatura, fotografia, culinária, plásticas, design gráfico, poesia, dança, enfim...a transformação pela expressão e auto-conhecimento, desconstruindo os enlatados da “sociedade de espetáculos”, que só reproduz uma estética para consumo imediato." (Rosane Rodrigues)


Foi produtiva a reunião para a garimpagem do material do Improvise! E além disso, divertido!! :-D
ResponderExcluirO vídeo ficou muito legal.
Vou compartilhar no FB tb.
Gostei de assistir ao vídeo porque mostra como os nossos membros são ativos na coconstrução deste método chamado Teatro de Reprise.
ResponderExcluirÉ um prazer estar junto de todos!!!
Foi divertida a reunião, e além disso produtiva... rs!!!
ResponderExcluir