quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GRUPO IMPROVISE É NOTÍCIA EM JORNAL DE CAMPINAS





O Grupo Improvise, dirigido por Rosane Rodrigues, participou da comemoração de um ano do Projeto Teatro da Vida - Psicodrama Público, no dia 03/02 em Campinas.



Grande número pessoas que desconheciam o projeto puderam estar presentes, graças ao importante apoio do Correio Popular na divulgação do envento.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROCESSO DE CRIAÇÃO DO GRUPO IMPROVISE


Nas apresentações do Grupo Improvise podemos trabalhar com um tema previamente determinado ou com tema livre. A metodologia de intervenção, como diz Rosane Rodrigues na Revista Brasileira de Psicodrama vol. 16/n°1/2008, “induz à recordação de cenas vividas ou sonhos sonhados dormindo (...). Os relatos dessas cenas por narradores são teatralizados e musicados por um elenco permanente de ego-atores e músicos.”
O Grupo reúne-se semanalmente para o treinamento de ferramentas e técnicas utilizadas nas apresentações. Antes de cada intervenção realizamos ensaios específicos nos quais nos inteiramos de todos os aspectos pertinentes ao trabalho que vamos realizar (característica do público, especificidades do local da apresentação etc.).
Abaixo podemos acompanhar alguns trechos do ensaio do dia 31/01/2011 referente à apresentação no Psicodrama Público de Campinas cujo tema foi: "o primeiro ano de bons projetos".  Para facilitar a postagem no blog o vídeo de 11 minutos foi dividido em duas partes.
Aumente o volume e aproveite!!!!
1a. parte




2a. parte


VEJA IMAGENS DO GRUPO IMPROVISE NO PSICODRAMA PÚBLICO DE CAMPINAS



Para saber mais sobre o Grupo Improvise: http://www.grupoimprovise.com.br/

sábado, 5 de fevereiro de 2011

GRUPO IMPROVISE NO PSICORAMA PÚBLICO DE CAMPINAS


O Grupo Improvise, convidado pelo Grupo de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC), fez uma apresentação no Psicodrama Público de Campinas na comemoração de seu primeiro ano de atividades no dia 03/02. O tema disparador da apresentação foi: O primeiro ano de bons projetos. 
A Associação Campineira de Imprensa tem sido importante parceira para a realização dos psicodramas públicos ao ceder suas instalações para as intervenções. A associação fica na Rua Barreto Leme, 1749, Centro, Campinas.
Participaram da apresentação: Rosane Rodrigues (direção); Beatriz Petrilli, Eduardo Coutinho, Gisele Jorgetti, Luciana Souza, Ricardo Lemos e Rina Nemenz (ego-atores); Janaína Barea (apoio).

Nas palavras  de Janaína, estivemos lá  "teatralizando
cenas, co-criando bons e novos projetos. Buscando cumprir com o nosso compromisso político de transformar a realidade social."