O Grupo Improvise é especializado em Teatro de Reprise, método inspirado no Playback Theatre, um tipo de arte teatral baseado na espontaneidade que recria a vida no palco. O grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, engenheiros, administradores, consultores, professores, atores e músicos, osquais têm em comum o prazer de representar e a habilidade de emocionar as pessoas. O Grupo busca o desenvolvimento das pessoas e dos grupos, tendo como foco o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
O Grupo teve sua origem em três ex-integrantes do Grupo Reprise (Rosane Rodrigues, Eduardo Coutinho e Alexandre Aguiar), o primeiro grupo de Teatro de Reprise do Brasil, criado em 1993.
O que é Teatro de Reprise?
O Teatro de Reprise é um espetáculo teatral interativo, com muito senso de humor, improviso e profissionalismo, que conta com a participação voluntária da platéia.
Trata-se de um método de intervenção em grupos, inspirado no Playback Theatre, criado por Jonathan Fox, e que conserva alguns de seus princípios básicos. Recebeu grande influência dos fundamentos do Psicodrama, principalmente o da busca pela espontaneidade através da ação dramática. A cultura brasileira também é uma de suas características inconfundíveis, que se expressa na capacidade de improvisação rápida, sintônica e surpreendente no resultado cênico.
Uma equipe formada por atores, músicos e diretor realiza, com o auxílio espontâneo da platéia, uma intervenção com qualidades estéticas de sofisticada resolução cênica. O diretor convida voluntários, chamados de narradores, que relatam cenas passadas de suas vidas, as quais são cantadas pelos músicos e teatralizadas por um elenco preparado de atores.
É uma forma inovadora e versátil de improvisação teatral, sem texto prévio ou ensaiado. Adotada em muitos países como recurso pedagógico em empresas, escolas, instituições, pois proporciona às pessoas e grupos oportunidades de ampliar seus canais de percepção sobre as situações do cotidiano. Sendo também um excelente instrumento para o desenvolvimento pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário